Votação | |||||||||||||
|
|
1 |







O organismo humano funciona como uma orquestra: cada órgão cumpre o papel de um instrumento. E, quando um desafina, o corpo todo pode ser afetado. Quando a saúde bucal não está em harmonia, as bactérias e os fungos naturais dessa região podem se proliferar e atingir outros órgãos.
A SAÚDE COMEÇA PELA BOCA
Cuidar dos dentes não é apenas questão de estética, e sim de saúde. De acordo com a American Dental Association (ADA), problemas bucais, como doença crônica gengival (periodontite), podem acarretar inclusive males no coração e nos pulmões.
Diversas doenças sistêmicas – aquelas que eventualmente afetam todo o organismo – podem ter origem em infecções orais. “Um exemplo é a endocardite bacteriana, infecção grave das válvulas cardíacas ou das superfícies do coração, cuja bactéria que causa o problema pode ser proveniente de falta de cuidados com a higiene oral, como não escovar os dentes, e de doenças bucais existentes”, explica a dra. Letícia Bezinelli, cirurgiã-dentista da unidade de transplante de medula óssea (https://goo.gl/FRpfgZ) do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).
Entre os problemas bucais mais comuns na população brasileira está a gengivite
Entre os problemas bucais mais comuns na população brasileira está a gengivite, que, quando não tratada, pode evoluir para a periodontite. Conforme a Associação Brasileira de Odontologia, menos de 22% de adultos e 8% dos idosos têm as gengivas totalmente saudáveis.
As complicações surgem quando a placa bacteriana não é removida e, assim, inicia-se a inflamação da gengiva. Suas características mais conhecidas são a vermelhidão, inchaço e o sangramento.
Quando acumulada por um período maior, a placa começa a endurecer pela deposição de sais minerais da saliva e dá origem ao cálculo dental – o tártaro – o qual fica firmemente aderido ao dente. “A escovação já não é capaz de removê-lo e, se o cirurgião-dentista não atuar, inicia-se uma destruição progressiva e irreversível das estruturas que sustentam os dentes: osso alveolar e ligamento periodontal”, alerta a dra. Fernanda de Paula Eduardo, cirurgiã-dentista da unidade de Transplante de Medula Óssea do HIAE.
Assim, um simples problema bucal se transforma em um caso mais sério, a periodontite. Essa inflamação resulta em sangramento, sensibilidade, retração da gengiva, mau hálito, mobilidade e pode acabar com a perda dental. “O grande problema da doença periodontal é que, na maioria das vezes, se comporta de forma silenciosa e assintomática e, quando o paciente percebe, já existe um comprometimento severo da estrutura dentária”, afirma a dra. Letícia Bezinelli.
Os problemas bucais não param por aí. Segundo a Associação Brasileira de Odontologia, 60% das crianças têm cárie, muito comum nessa fase da vida. É uma doença infectocontagiosa, ou seja, transmissível. A cárie surge a partir de resíduos alimentares que permanecem em contato com os dentes e são utilizados pelas bactérias presentes na boca. Assim, surge a placa bacteriana e, a partir dessa interação, há produção de ácidos que podem destruir as estruturas dentais.
Se não for diagnosticado rapidamente, esse processo evolui e pode levar à morte da polpa – nervo responsável pela vitalidade do dente – e até à formação de um abscesso, coleção de pus com a presença de bactérias. “Nesses casos, a preocupação é grande, pois existe o risco de uma infecção local se disseminar para outras partes do organismo”, diz a dra. Fernanda.
Conforme a Associação Brasileira de Odontologia, menos de 22% de adultos e 8% dos idosos têm as gengivas totalmente saudáveis
Entre os motivos que levam ao problema estão sobretudo a má alimentação, o que inclui a alta ingestão de açúcar, e a falta de higiene. As orientações para evitar cáries na infância devem começar com as mães ainda gestantes, pois alguns fatores podem interferir no desenvolvimento dos dentes do bebê. Determinados antibióticos, como a tetraciclina, administrados em gestantes ou lactantes podem causar descoloração ou manchas.
Apesar de a cárie e a doença periodontal serem os principais e mais comuns problemas bucais, existem outras complicações que merecem destaque e alerta.
Mais frequente no lábio inferior, é um tumor que pode afetar todas as estruturas da cavidade oral. A incidência é alta no Brasil, com mais de 10 mil novos casos por ano, levando ao óbito cerca de 3.500 pessoas. No início, surge uma ferida na boca que não provoca dor, mas não cicatriza. Os principais fatores de risco são:
O diagnóstico precoce é fundamental para a cura. Se houver qualquer alteração de cor e volume na boca, é necessário procurar o cirurgião-dentista.
Costuma aparecer depois de situações que provocam baixa resistência imunológica, como estresse. Na fase inicial, o paciente pode apresentar ardor, coceira e a região fica mais avermelhada. A partir daí aparecem as vesículas, fase considerada contagiosa. Nesse período, é necessário atenção para evitar o uso conjunto de talheres, copos, entre outros objetos.
Ocorre por inadequada higiene bucal, gengivite, ingestão de determinados alimentos, como molhos picantes, tabaco, boca seca e doenças do estômago, fígado e rins. Pode ser mais evidente no período matutino, devido à menor produção de saliva durante a noite, o que contribui para a deterioração dos ácidos e de outras substâncias no interior da boca.
São ferimentos na mucosa, de coloração branca e avermelhadas ao redor. Não existe uma causa específica para seu aparecimento e podem ser consideradas uma alteração no sistema imunológico. Duram de uma a duas semanas.
Outro fator importante é que a saúde bucal é necessária para a pessoa desempenhar de forma adequada a mastigação e a deglutição. Além disso, colabora com a aceitação social e melhora da autoestima, pois um sorriso harmônico significa não só saúde, mas também bem-estar.
Todos esses problemas podem ser tratados, porém os odontólogos alertam os pacientes sobre a importância da prevenção e de diagnósticos prematuros. Para tanto é preciso visitar periodicamente o dentista. Outro conselho é alimentação saudável, com pouca ingestão de açúcares, esse é o primeiro passo para a saúde bucal. Há ainda outros fatores essenciais que devem ser levados em conta: higiene oral correta, por meio de escovação dos dentes e da língua, uso de fio dental, para alcançar regiões que a escova não alcança, e uso de enxaguatório bucal.
A defesa do organismo fica comprometida quando a pessoa apresenta algum problema de saúde, como câncer. A quantidade de leucócitos e plaquetas se reduz quando o paciente passa por tratamento quimioterápico. Isso pode aumentar o risco de infecção sistêmica, que pode ter origem em infecções presentes na cavidade oral. Pensando na importância da saúde oral, o Hospital Israelita Albert Einstein reforçou a equipe multidisciplinar de oncologia, que conta com enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, geneticista e, desde 2003, cirurgiões-dentistas.
O tratamento e acompanhamento odontológico são oferecidos, principalmente, a pacientes que fazem transplante de medula óssea (TMO). Isso porque o mais importante para esses pacientes é ter a certeza de um atendimento completo, seguro e que proporcione melhor qualidade de vida.
Um exemplo é a mucosite oral – uma das principais complicações do transplante de medula óssea –, processo inflamatório da mucosa oral que causa dor, dificulta a alimentação e a fala, além de aumentar as chances de o paciente desenvolver infecções. A doença pode ser tratada e até prevenida pelo cirurgião-dentista em conjunto com a equipe médica.
A equipe multidisciplinar acompanha os pacientes submetidos ao transplante de medula óssea antes, durante e depois do tratamento. É feita uma avaliação para detectar os riscos de infecções locais do paciente e evitar que tenha qualquer tipo de complicação bucal durante o tratamento oncológico. Durante o período de internação, há acompanhamento diário dos cirurgiões-dentistas. O paciente é acompanhado nos próximos cem dias, período em que alguns problemas bucais ainda podem aparecer.
Abril / 2009
ARTIGO EDITADO POR:
DICAS DE SAÚDE
Precauções gerais com o verão.
1. sempre que possível, evite sair nos horários em que o sol estiver a pino, das 10h às 16h. Prefira sair de manhãzinha ou ao entardecer.
2. Use filtro solar, sempre que possível.
3. Evite ficar exposto ao sol, procure caminhar pela sombra.
4. Mantenha-se hidratado: beba bastante líquido, a toda hora. Nem espere a sede reclamar.
5. Evite bebidas com cafeína, álcool ou muito açúcar. Eles vão fazer com que você perca ainda mais líquido corporal.
6. Facilite a transpiração: use roupas folgadas, de tecidos leves e claros.
7. Uma boa ideia é incluir um chapéu ou boné no figurino.
8. Também não se esqueça dos óculos escuros. Mas não adianta ser qualquer um: ele precisa ter proteção ultravioleta total para evitar queimaduras da córnea e da retina, que causam lesões irreversíveis.
9. Para se refrescar nos momentos mais críticos procure, se puder, um ambiente público (shopping, biblioteca) com ar-condicionado. Mesmo que você não permaneça no local por muito tempo, essa providência vai ajudar a manter seu corpo mais fresco quando você tiver que retornar para o calor.
10. Mas, para aliviar mesmo, nada melhor do que água. De acordo com suas possibilidades, lave rosto, nuca, braços e mãos, tome uma ducha fria, mergulhe na piscina ou tome um banho de mar.
11. Tenha um cuidado ainda maior com bebês e crianças, maiores de 65 anos e pessoas doentes - especialmente cardíacos ou com pressão alta.
Fonte: http:www.saude.terra.com.br
https://www.foreverliving.com.br/arqs/downloads/detalhe_Forever_ListaPrecosparaRevenda_1.pdf
● Aloe Body Toning Kit Corporal Tonificante de Aloe Kit completo - cód. 55
Aloe Bath Gelée é um gel para banho, com delicada fórmula biodegradável, que elimina as células mortas, estimula a circulação, hidrata, suaviza e limpa profundamente sua pele. Também pode ser utilizado como creme de barbear.
Tem pH fisiológico e contém, além do gel de Aloe Vera estabilizado, extratos de era, espiréia, clêmatis, fucus e cavalinha. Penetra na pele e ameniza o ressecamento, deixando uma agradável sensação de limpeza e frescor.
O Aloe Bath Gelée não apenas cuida do seu corpo, mas propicia uma sensação de relaxamento, permitindo que você inicie ou finalize o seu dia, calmamente.
CONTEÚDO:
Cada embalagem contém 251ml.
INGREDIENTES:
Gel de Aloe Vera (Barbadensis) Estabilizado, Água Destilada, Lauril Sulfato de Amónio, Laureth Sulfato de Amónio, Cocamidapropil Betaina, Cocoamida DEA, Lauramida DEA, Extrato de Hera, Extrato de Clematite, Extrato de Algas, Extrato de Cavalinha, Extrato de Spirea, Propilenoglicol, Glicerina, Cloreto de Sódio, Ácido Ascórbico (Vitamina C), Hidantoína DMDM e Perfume.
INDICAÇÕES:
Usar no banho, com o auxílio de uma esponja vegetal, que intensifica a eliminação das células mortas e da celulite, e estimula a circulação sanguínea periférica.
SUGESTÕES DE USO:
Aplicar o Gel de Banho em todo o corpo, com o auxílio de uma esponja ou luva, massageando com movimentos circulares. Se necessário, repetir a operação. Para finalizar, enxaguar e secar vigorosamente com uma toalha de banho macia.
•Gel de banho hidratante
•Remove as células mortas
•Amacia e refresca a pele
•Ideal para qualquer tipo de pele
•É um dos componentes do kit Tonificante Corporal
SABONETE LIQUIDO QUE COMBATE A CELULITE, POIS ESTIMULA A CIRCULAÇÃO.
● Aloe Body Conditioning Creme
Creme Reafirmante de Aloe VeraAloe
conteúdo:113g - cód. 57
O Creme Reafirmante de Aloe é o parceiro ideal do Tonificante Corporal para manter o seu corpo suave e firme. Os elementos que complementam a linha do Aloe Body Kit combinados com dieta adequada e exercício reduzem a aparência da celulite. Existem muitos factores responsáveis pelo aparecimento da celulite (caracterizada pela pele tipo “casca de laranja”), tais como os distúrbios hormonais, digestivos, hereditários, problemas a nível da microcirculação sanguínea, hábitos alimentares, obesidade, ausência de exercício físico, entre outros. No entanto os factores hormonais são considerados os mais relevantes (normalmente associados a altos níveis de estrogénio) para o aparecimento da celulite. (Alguns suplementos nutricionais como o Absorbent-C, o A-Beta-CarE e o Nature-Min, podem melhorar a circulação ajudando o organismo a libertar as toxinas e os líquidos acumulados que originam a celulite). O Creme Reafirmante de Aloe rico em extracto de plantas Europeias, emolientes e humectantes, ajuda a reduzir a aparência da celulite ao mesmo tempo que restitui à pele a firmeza perdida. Eficaz como creme de massagem nas zonas afectadas pela celulite ou para as partes do corpo que não podem ser envolvidas pela película.
É um creme encorpado, à base de aloe vera, com óleos de gengibre e canela, e extratos de era, espiréia, clematis, algas e cavalinha, associados a emulsificantes e umectantes que condicionam e energizam a pele. Ideal para ser aplicado após o Aloe Body Toner.
Este creme não gorduroso aplicado depois do processo de tonificação, suaviza a pele e gera uma sensação de bem estar geral.Não aplicar em áreas da face, pele irritada ou mucosa.
MODO DE USAR:
Aplicar e massajar diretamente sobre a pele, nas áreas do corpo onde deseja ter maior firmeza.
Seguir as instruções do kit Tonificante Corporal de Aloe, Lave suas mãos após a aplicação –
NGREDIENTES:
Aloe Barbadensis Gel (Stabilized Aloe Vera Gel), Water, C10-18 Triglycerides, Glyceryl Stearate, Propylene Glycol, Propylene Glycol Dicaprylate/Dicaprate, Cetyl Alcohol, Curcuma Zedoaria Root Oil, Zingiber Officinale (Ginger) Root Oil, Cinnamomum Cassia Leaf Oil, Triethanolamine, Hedera Helix (Ivy) Extract, Spiraea Ulmaria Flower Extract, Clematis Vitalba Leaf Extract, Fucus Vesiculosus Extract, Equisetum Arvense Extract, Soluble Collagen, Hydrolyzed Elastin, PEG-100 Stearate, Polysorbate 20, Sorbitan Laurate, Carbomer, Dimethicone, Allantoin, Ascorbic Acid, Diazolidinyl Urea, Methylparaben, Propylparaben, Perfume.
● Aloe Body Toner
Tonificante Corporal de Aloe Vera -conteúdo:113g - cód. 56
O Tonificante Corporal de Aloe, é um creme emoliente de acção térmica que tonifica e molda a pele, reduzindo a flacidez. Deve ser utilizado com uma película envolvente, para se obter resultados mais eficazes. Esta formulação contém Aloe Vera Gel, substâncias hidratantes, humectantes e emolientes térmicos para activar as células e libertar toxinas. A grande eficácia Tonificante Corporal de Aloe deve-se à activação celular da zona afectada para libertar toxinas e líquidos retidos. Os ingredientes escolhidos proporcionam uma acção de hidratação, calor e uma sensação revigorante. Por sua vez, as Plantas Europeias são responsáveis pela tonificação e hidratação. O nosso segredo está em combinar o Aloe Vera Gel e selecção cuidada de plantas com acção comprovada no combate à celulite e dois agentes de acção térmica e drenante: os óleos da Canela e da Pimenta de Caiena. Experimente e sinta a reacção de renovação na sua pele!
Loção à base de aloe vera, emulsificantes, hidratantes e umectantes, além de óleo de canela e pimenta. Energizante, ela é ideal para aplicação em massagens ou após o banho. Proporciona uma sensação de aquecimento e conforto na pele.
MODO DE USAR:
Aplicar e massajar sobre a pele das coxas, ancas, estômago e parte superior dos braços. Para obter melhores resultados envolver com a película fornecida no Kit Corporal Tonificante de Aloe seguindo as instruções.Não aplicar em áreas da face, pele irritada ou mucosa. Lave suas mãos após a aplicação.
INGREDIENTES:
Aloe Barbadensis Gel (Stabilized Aloe Vera Gel), Water, C10-18 Triglycerides, Glyceryl Stearate, Propylene Glycol Dicaprylate/Dicaprate, Butylene Glycol, Cetyl Alcohol, Triethanolamine, Propylene Glycol, Hedera Helix (Ivy) Extract, Spiraea Ulmaria Flower Extract, Clematis Vitalba Leaf Extract, Fucus Vesiculosis Extract, Equisetum Arvense Extract, Soluble Collagen, Hydrolyzed Elastin, Cinnamomum Cassia Leaf Oil, PEG-100 Stearate, Polysorbate 20, Sorbitan Laurate, Carbomer, Capsicum Frutescens Resin, Ascorbic Acid, Methylparaben, Propylparaben
Para hidratação intensa, profunda à noite, use após Sonya® Aloe Nutritivo Sérum.
INSTRUÇÕES:
Remover colher de plástico e disco por baixo tampa do frasco. Usando a colher, retire várias colheres de creme do frasco e colocar no disco jar. utilização pontas dos dedos, aplique o creme de disco frasco para enfrentar e pescoço, em seguida, massagem na pele. colher Rinse e disco throughly com água quente após cada utilização e seco com uma toalha limpa antes de substituir sob a tampa em frasco para uso futuro.
Creme Sonya® Aloe profunda hidratante com Pine Bark Extract é a mais nova adição à nossa excelente linha de cuidados com a pele Sonya. Este creme de hidratação profunda sacia a sede da sua pele para a umidade como nunca antes! Pine Bark Extract contém substâncias naturais chamados OPCs (oligomérico Proantocianidinas), que têm algumas das propriedades antioxidantes mais fortes já encontrados na natureza. Como resultado, Extracto de casca de pinheiro combate a radicais livres para ajudar a preservar e reforçar a colagénio da pele, que é a proteína mais abundante no corpo. A luta contra os radicais livres é considerado pelos cientistas para ser uma das melhores maneiras para combater os sinais do envelhecimento. Pine Bark Extract em combinação com o puro e estabilizado aloe vera, ceramidas e hidratantes de última geração em nosso novo Sonya Aloe profundo Creme Hidratante, ajuda a manter e fornecer hidratação profunda dentro das camadas externas da pele para restaurar e preservar brilho jovial da pele .
INGREDIENTES:
Suco de Aloe Barbadensis folha (Estabilizado Aloe Vera Gel), Água (Aqua), Propanodiol, butilenoglicol, Macadamia Ternifolia óleo de semente, C12-15 Alquil Benzoato, Estearato de glicerilo, lauril lactato, sorbitol, Dimeticona, Helianthus annuus (girassol) Oleaginosa, álcool cetílico, Metil Gluceth-20, Isoestearílicos hidroxiestearato, arginina, PEG-100 Estearato, Carbomer, Pinus strobus Bark Extract, Glicerina, Palmitoil secundário tripéptido-5, ceramida 3, Ceramidas 6 II, ceramida 1, fitoesfingosina, Colesterol, lauroil lactilato de sódio, xantano
Gum, hialuronato de sódio, Phenoxyethanol, Methylisothiazolinone, Fragrância (Parfum).
Rehydrating Toner é um tônico que não re-seca a pele, fórmula sem álcool que contém aloe vera natural e hamamélis, justamente para manter a pele especialmente hidratada e extratos de plantas, para tonificar a pele. Ele também contém colágeno e alantoína para celular condicionado. Rehydrating Toner é uma preparação suave usado para remover os últimos vestígios de purificadores, maquiagem, impurezas e células superficiais, sem vida monótona, proporcionando assim uma boa limpeza secundário e tonificação para apertar os poros. Ele remove óleos residuais e sujeira, enquanto revigorante da pele e deixando-a limpa, suave, equilibrada e estimulada. Reidratação é fornecido como a pele é suavemente refinada.
INGREDIENTES:
Suco de Aloe Barbadensis folha (Aloe estabilizado Vera Gel / gel d'aloès stabilisé offcinal), Água (Aqua), Hamamelis Virginiana (Witch Hazel) Água (não alcoólica), propanodiol, Solúvel colágeno, Citrus Medica Limonum (Limão) extrato da fruta, Cucumis sativus (Pepino) extrato da fruta, Equisetum hiemale Extract, Chamomilla recutita(Matricaria) Extrato de Flor, Rosmarinus Officinalis (Rosemary) Extrato de folha, Sodium PCA, Lactato de sódio, trietanolamina, Alantoína,
Hialuronato de sódio, EDTA dissódico, Phenoxyethanol, Methylisothiazolinone, Caprililglicol, 1,2-hexanodiol, mentol,
Fragrância (Parfum).
Esta fórmula gel suave, leve aloe vera funciona de forma rápida e suavemente para remover completamente a composição do olho. Aloe Barbadensis Gel (nosso próprio gel de aloe vera estabilizado), fornece o cuidado, condicionamento e benefícios calmantes adequado para a delicada área dos olhos.